Conectando Pessoas e Tecendo juntos o Futuro, Agulha por Agulha
Menu

Regras de ouro

  • Regras de ouro

REGRAS DE OURO PARA MANUSEIO E INSTALAÇÃO DE AGULHAS


Este guia trata-se de um conjunto de cuidados técnicos e destina-se exclusivamente a recomendar boas práticas no manuseio de agulhas e na sua instalação, a fim de reduzir a probabilidade de falhas no processo de tecimento, aumentar a produtividade dos teares e a qualidade dos artigos de malha.

REGRA

Retirar com cuidado as agulhas da embalagem e colocar sobre uma superfície limpa, lisa e plana.

Neetex Brasil recomenda o uso de uma prancheta de madeira ou de plástico.

REGRA

Lubrificar sem excesso as linguetas do agulheiro afim de reduzir o atrito dos componentes, lubricando bem os eixos para evitar o desgaste prematuro.

A Neetex Brasil recomenda a utilização de Micro-óleo Anticorrosivo

REGRA

Abrir e fechar as linguetas utilizando um pincel ou abridor de linguetas, de forma que a película de proteção contra a oxidação seja removida.

Não utilizar ar comprimido para executar este processo. Tal procedimento pode ocasionar empenamento da agulha ou travamento da lingueta, removendo sua lubricação.

REGRA

Retirar a pressão das molas, se houver, antes de colocar as agulhas no cilindro, a fim de evitar o empenamento do corpo da agulha.

REGRA

Aplicar pequenas porções de agulhas no cilindro, evitando forçar lateralmente o corpo das agulhas.

REGRA

Ao fechar os blocos, encaixar com cuidado as vias técnicas entre os talões (pés) das agulhas.

REGRA

Abrir, com cuidado, todas as linguetas antes de passar os fios. Não é indicado abrir as linguetas com ar comprimido.

REGRA

Verificar a lubrificação da máquina para evitar um superaquecimento das peças e como consequência, o desgaste das mesmas, a fim de aumentar a vida útil das agulhas e de seu equipamento.

Recomenda-se fazer a manualmente a lubrificação do cilindro, agulhas e platinas (quando houver). Verificar o volume de lubrificante injetado pelo lubrificador (bomba de óleo), se está adequado ao artigo e matéria-prima a serem manufaturados, conforme recomendado pelo fabricante do equipamento.

A Neetex recomenda a utilização de lubrificantes indicados pelo fabricante. Lubrificantes de baixa qualidade podem aumentar consideravelmente o desgaste de todas as partes do equipamento.

REGRA

Verificar a tensão de fio e da malha/ou tecido para garantir uma melhor performance das agulhas.

Para garantir a perfomance, é importante fazer a aferição utilizando o tensiômetro.

REGRA

Verificar se todos os ajustes necessários foram feitos no equipamento antes de realizar o primeiro tecimento.

Indicamos trabalhar em velocidade baixa e elevar gradativamente, conforme for aquencedo o conjunto e amaciando os componentes da agulha (talão, lingueta e rebite de fixação).

Em caso de dúvidas de como aproveitar ao máximo o desempenho das agulhas Neetex, entre em contato com nosso suporte técnico.

Orientação Técnica: Ângelo Cambruzzi

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.