Conectando Pessoas e Tecendo juntos o Futuro, Agulha por Agulha
Menu

Legislação têxtil para pequenas e médias malharias

  •  Legislação têxtil para pequenas e médias malharias

As indústrias precisam seguir diversas normas para ficarem de acordo com as exigências da lei. No setor têxtil não é diferente, havendo normas específicas para ele. Assim, é de extrema importância se atentar à legislação têxtil, de modo a evitar problemas.
No Brasil, esse é um segmento fundamental para o desenvolvimento da economia, afinal, o país é um grande produtor de tecidos, tendo polos espalhados por áreas de Norte a Sul. Também se destaca no cenário mundial, sobretudo, no que se refere à produção de algodão, produzindo mais de 5 bilhões de peças de vestuário.
Nesse sentido, se você atua em uma pequena ou média malharia, não pode deixar de saber quais são os critérios legais envoltos na sua produção. Isso fará com que grandes percalços sejam evitados, mantendo na ativa a malharia.

Para informações altamente relevantes para o seu negócio, continue a leitura deste artigo e obtenha uma maior clareza de normas cruciais. Ao cumpri-las, você será até mesmo capaz de se destacar no mercado, aumentando a competitividade do seu empreendimento.

LEGISLAÇÃO TÊXTIL: SAIBA QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS NORMAS DO SETOR ETIQUETAGEM DE PEÇAS:

Apesar de não ser necessário etiquetar todas as peças a serem comercializadas, a lei das etiquetas exige esse importante detalhe na maioria dos produtos, como fios, filamentos, camisetas, entre outros.
Para uma inserção adequada, é válido observar as seguintes informações que deve conter nas peças nacionais e internacionais: nome ou razão social, identificação fiscal, tamanho da peça, nome das fibras têxteis ou filamentos têxteis e seu conteúdo expresso em percentagem em massa, país de origem e como cuidar do produto.
Assim, é de máxima relevância se certificar de que a sua malharia segue devidamente cada item especificado. Essa é ainda uma boa forma de se mostrar atento ao consumidor, já que tais dados são úteis na vida dele.

NORMAS REGULAMENTADORAS DE SEGURANÇA DO TRABALHO:

As NRs, como são chamadas as normas regulamentadoras, se referem às regras de segurança do trabalho determinadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Seu objetivo é zelar pela manutenção da integridade dos trabalhadores em seus ambientes de atuação. Tais normas são obrigatórias e devem ser seguidas por todos os contratados em regime pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
O cumprimento das NRs são fundamentais em várias perspectivas, para além da promoção de saúde da equipe. Seu valor vai além de evitar acidentes laborais, sendo também, por exemplo, uma maneira interessante de expor a imagem da sua empresa de malharia. Assim, ao seguir as diretrizes de segurança estabelecidas, fica mais viável passar credibilidade, focando na responsabilidade que a sua malharia tem com quem integra o corpo organizacional.
Na lista de principais pontos abordados pelas NRs de segurança na indústria têxtil, aqui, focado na NR6, estão:

RESPONSABILIDADE DO EMPREGADOR:

Ele deve exigir o uso de equipamento, fornecendo auxílio para que o trabalhador saiba se equipar corretamente, além da higiene periódica dos equipamentos e comunicação ao Ministério do Trabalho e Emprego acerca de possíveis irregularidades avistadas.
Já a NR12, versa sobre a segurança do trabalho em máquinas e equipamentos e visa eleger os princípios para a garantia da saúde física e mental dos trabalhadores. Para a proteção coletiva, por exemplo, é necessário que se façam presentes proteções físicas no espaço de atuação envolvendo risco.
Na CLT, é previsto que os equipamentos de proteção individual sejam fornecidos gratuitamente, em estado pleno de conservação para o uso em questão. Esse equipamento só pode ser vendido ou mesmo iniciado o uso após a certificação do Ministério do Trabalho.
É válido ressaltar o quão valoroso é seguir a legislação têxtil, no intuito de reduzir as possibilidades de problemas para a sua malharia e ainda se impor como alguém responsável, consciente em atitudes.

E ENTÃO?

Como vimos neste conteúdo, as indústrias precisam estar por dentro das exigências em lei, o que inclui o segmento têxtil, apto a transformar fibras em fio e fio em tecido.
Ao cumprir a legislação têxtil, os benefícios para a sua malharia são muitos, tanto em um viés de segurança para o funcionamento do seu negócio quanto em um viés de mercado, afinal, vimos que fica mais fácil se destacar ao estar com as leis em dia.
Por fim, aconselhamos colocar a ordem em todos os aspectos do seu empreendimento. Quer uma dica? Baixe totalmente gratuito a nossa checklist de manutenção para malharia circular!
Ela vai te ajudar na realização da manutenção corretiva, preditiva e preventiva dos teares, portanto, não perca tempo e faça já o download!

Atendimento via WhatsApp
Este site pode utilizar cookies para segurança e para lhe assegurar uma experiência otimizada. Você concorda com a utilização de cookies ao navegar neste ambiente? Conheça a nossa Política de Privacidade.