Cada vez mais a tecnologia ganha presença nos setores industriais, e não poderia ser diferente com a produção têxtil.
É possível encontrar diversas possibilidades neste segmento, que abrem caminho para mais inovação e eficiência, sem deixar de lado a sustentabilidade.
Continue a leitura e entenda como a tecnologia pode ser aplicada no mercado têxtil e quais são os seus impactos para os resultados da empresa!
IMPACTOS DA TECNOLOGIA NA PRODUÇÃO TÊXTIL
A produção têxtil vem acompanhando nos últimos anos as inovações da Indústria 4.0. Neste contexto, um conceito que ganhou destaque é a tecnologia têxtil.
Para quem ainda não está habituado ao termo, significa a junção de materiais, ferramentas e demais tecnologias que visam otimizar o processo produtivo das fábricas e a criação de inovações neste segmento.
Entre os principais exemplos de tecnologia aplicada na indústria têxtil estão a nanotecnologia em tecidos, automações na produção, softwares de gestão, entre outras soluções.
Como em todos os outros segmentos do mercado, a tecnologia vem para agregar valor e possibilitar o crescimento dos negócios. Os impactos são diversos, desde questões financeiras até o desenvolvimento de processos mais limpos e sustentáveis.
De maneira geral, a tecnologia influencia diretamente questões como:
Processos operacionais: com soluções tecnológicas eficientes é possível reduzir defeitos no processo produtivo bem como os custos com mão de obra, alocando recursos humanos de maneira mais estratégica;
Produtividade: as possibilidades de automações e análises mais assertivas aumentam a produtividade das empresas, potencializando o crescimento e expansão;
Competitividade: negócios atualizados, que saem na frente e aproveitam o potencial da tecnologia tendem a ganhar mais competitividade frente a seus concorrentes;
Sustentabilidade: um dos maiores benefícios do uso da tecnologia está na criação de processos mais sustentáveis e uma maior economia de recursos naturais;
Aumento da rentabilidade: com todas estas vantagens e impactos, a indústria consegue reduzir custos de diversas áreas e aumentar sua rentabilidade.
A INTERNET DAS COISAS
Entre as tecnologias que estão presentes neste setor, podemos começar abordando a Internet das Coisas (IOT). Trata-se da conexão e integração digital entre objetos do cotidiano, com o objetivo de aumentar a eficiência das nossas rotinas. No mundo da indústria, isso significa interligar máquinas, equipamentos e sistemas para otimizar a produção.
A IOT também contribui na coleta de informações estratégias para os gestores realizarem análises e automações com uma visão mais sistêmica e ampla.
Conforme dados do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), até 2025 o impacto da IOT na indústria brasileira será de até US$ 25 bilhões.
Além disso, estamos vendo o surgimento de um novo conceito: a IIOT, ou Internet das Coisas Industrial. Esta evolução busca aumentar a segurança da cadeia produtiva e dos processos fabris por meio do monitoramento de todas as etapas, segundo o site da Febratex Group. Por fim, o site também cita algumas das vantagens da Internet das Coisas na indústria têxtil:
Agora, confira a seguir como a Inteligência Artificial pode contribuir para a produção têxtil!
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NO PROCESSO PRODUTIVO
Outra tecnologia ascendente no mercado têxtil é a Inteligência Artificial (IA), onde se desenvolvem sistemas e softwares com inteligência similar à humana, para que as máquinas possam realizar atividades humanas de maneira autônoma.
Um bom exemplo da aplicação da AI neste segmento é apresentado pelo site Textilia. Analisando o campo da malharia circular, pode-se perceber que os rolos de tecido com defeito que seguem para as etapas de tingimento e acabamento desperdiçam grandes quantidades de tempo, água e outros recursos. Mas com um sistema baseado em AI interferindo desde o estágio inicial, é possível economizar até 21.613 litros de água, 132 Kg de tecidos defeituosos por mês e 228 Kg de CO2.
OUTRAS INOVAÇÕES NA PRODUÇÃO TÊXTIL
Existem ainda inúmeras formas de utilizar a tecnologia na produção do setor têxtil. Por isso, é importante que as empresas avaliem suas necessidades, recursos, capacidades produtivas, além de identificar falhas nos processos, para que possam encontrar a melhor solução na tecnologia.
A TOTVS apresenta em seu site mais algumas possibilidades que podem impactar este setor através da tecnologia:
NANOTECNOLOGIA EM TECIDOS
Pensada inicialmente para auxiliar na proteção contra um vírus, a nanotecnologia em tecidos já é utilizada no mercado brasileiro e pode proporcionar diversos benefícios para a produção de tecidos diferentes e com construções exclusivas.
TECIDOS SUSTENTÁVEIS
Já os tecidos sustentáveis vêm apresentando um crescimento na demanda conforme o consumidor amplia sua preocupação com as causas ambientais, cobrando posicionamentos e ações ativas das empresas.
Buscando diminuir o impacto ambiental, um dos tecidos sustentáveis utilizados pela indústria é o algodão reciclado, fabricado a partir de resíduos de algodão, que reduz o consumo de água em seu processo produtivo. Outro tecido especial é o linho orgânico, um tecido resistente a altas temperaturas e totalmente biodegradável.
TECNOLOGIA NAS LAVAGENS
O denim é um dos principais itens da indústria têxtil, porém, conforme a Agência de Meio Ambiente e Controle de Energia, é necessário aproximadamente 8 mil litros de água para fabricar uma única calça jeans.
Por isso, tecnologias que evitam o alto consumo de água na lavagem das peças e aumentam a produtividade passam a se tornar essenciais para uma produção mais sustentável.
E ENTÃO?
Neste conteúdo vimos como as novas tecnologias podem ter um alto impacto na indústria, mais especificamente no mercado têxtil. Soluções como a Internet das Coisas, Inteligência Artificial e nanotecnologia fazem uma grande diferença na busca por processos mais eficientes, integrados, automatizados e sustentáveis.
Esperamos que com estas informações você consiga entender mais a fundo o potencial da tecnologia na produção têxtil!
E então, sua empresa já aplica algum tipo de tecnologia em sua produção? Conte para nós nos comentários abaixo!